segunda-feira, 9 de julho de 2012

9 de Julho - feriado, praia e um pouco de história !

Os Paulistas comemoram o feriado de 9 de julho desde 1997 
O caminho para criação do feriado surgiu com uma lei federal que dispõe sobre feriados estaduais.

Desde 1997 é lei: todo dia 9 do mês de julho é feriado civil no Estado de São Paulo. O motivo? A celebração da data magna do Estado, em memória ao dia em que o povo paulista pegou em armas para lutar pelo regime democrático no País, deflagrando a Revolução Constitucionalista de 1932.

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento armado ocorrido entre julho e outubro de 1932 e tinha por objetivo a derrubada do governo do presidente Getúlio Vargas. Ele havia assumido o poder em 1930.
Com um governo provisório, mas de amplos poderes, Vargas fechou o Congresso Nacional, aboliu a Constituição e depôs todos os governadores. Insatisfeita, a população iniciou protestos e manifestações, como a do dia 23 de maio, que terminou num conflito armado. A revolução então acabou eclodindo no dia 9 de julho, sob o comando dos generais Bertolo Klinger e Isidoro Dias.
O levante se estendeu até o dia 2 de outubro de 1932, quando os revolucionários perderam para as tropas do governo. Mais de 35 mil paulistas, entre eles muitos voluntários civis e militares, lutaram contra 100 mil soldados de Getúlio Vargas. Cerca de 890 pessoas morreram nos combates. Getúlio Vargas permaneceu no poder até 1945, mas já em 1934 era promulgada uma nova Constituição dando início a um processo de democratização. Sinal de que o sangue paulista não foi derramado em vão !
A Revolução Constitucionalista de 1932 foi o último grande conflito armado ocorrido no Brasil !
 
Vista do Parque do Ibirapuera e Obelisco, símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, o monumento de 72 metros de altura é também mausoléu dos estudantes MMDC.


Hoje, para nós, o feriado é um bom motivo para fazer uma mochila e escapar para algum lugar gostoso, como por exemplo o Guarujá ... praia :)) !!!
Separei estes papéis de 6"x6" da Webster's Pages que são uma coletânea de vários temas. São lindos e acho que foram uns dos primeiros papéis de scrapbook que eu comprei !
... os carimbos são da Hero Arts. Muito fôfos...
... aqui o verso dos papéis ...
Como estava com pressa, fiz somente a capa do álbum e encadernei .


 Olha a mala da minha filha !
 Claro que fiz esta montagem, pois tudo vai em uma mochila rosa !
 Alguem já tinha visto o Guaraná Jesus ? Diretamente do Maranhão ! E é rosa !!! Achei no supermercado Marché.
... a capa é de papelão. Pintei o fundo na cor areia e depois prensei com a Letterpress Plate 'Damask A7' da Sizzix, com PVA dourado.
 ... fiz um pocket no qual coloquei uma tag com uma montagem no Photoshop, do meu  marido e minha filha, e alguns elementos da coleção de papéis da Webster's ...
... colei algumas mini conchinhas que catei na Barra do Sahy sobre uma gaze para simular uma rede de pesca. Usei os Stickles 'Scattered Straw' para dar o efeito de areia na rede, e o Stickles 'Golden Rod' da Ranger Ink para pintar as conchinhas  ...
 ... internamente mantive as páginas como são. Estou pensando em somente colar as fotos e escrever algumas notas, como se fosse um diário de férias !
 
Inesperadamente, o dia está lindo ! Dá prá fazer um bate e volta até o Guarujá, pisar na areia, molhar os pés e almoçar mariscos frescos no Dalmo, huuummmm !!!
Bom feriado a todos e uma ótima semana !

Bjks,

post signature

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...